Notícias

SEAACOM: Nova diretoria toma posse e anuncia reestruturação: “O NOSSO SINDICATO TAMBÉM ESTÁ VOLTANDO”

Segunda, 6 de Novembro de 2023

SEAACOM: Nova diretoria toma posse e anuncia reestruturação:

“O NOSSO SINDICATO TAMBÉM ESTÁ VOLTANDO”

André Fonseca da Silva inaugurou, neste sábado (28/10), novo mandato à frente do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio no Rio Grande do Sul.

 

A nova diretoria foi eleita por aclamação em Assembleia Geral realizada em 5 de agosto, com expressiva participação da categoria, cujos trabalhadores e trabalhadoras atuam em diversos segmentos como Administradoras de Consórcios; Agentes Autônomos do Comércio; Centros de Formação de Condutores – CFCs; Despachantes Aduaneiros; Leasing; Leiloeiros Oficiais e Rurais; Locação de Bens e Móveis, Representantes Comerciais, Locadoras de Veículos, Sociedades de Fomento Mercantil; Promoção, Montagem de Feiras e Eventos; e de Agências Lotéricas.

 

Todo o Processo Eleitoral foi coordenado pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montenegro Valdenir da Silva Oliveira

 

O Ato Formal de Posse ocorreu na sede social do Clube Caixeiros Viajantes em Porto Alegre, no mesmo dia em que o SEAACOM completou 35 anos de existência. Participaram da solenidade, ex-diretores como Djeison das Neves e Marcelo Pereira, do Presidente da CTB/RS e da Fecosul Guiomar Vidor, da Vereadora de Porto Alegre Biga Pereira, além de dirigentes de várias outras entidades sindicais de todo o Estado como Vicente Selistre Dirigente Nacional da CTB/Brasil, Paulo Arruda do Sindicomerciários de Rio Grande, Adilson Lima Soares do SINTRATEL, Vitor Espinosa do Sindicomerciários de Taquari, Simone Goulart do SINTRATUR de Pelotas e de representantes do Sirecom Porto Alegre e Região Metropolitana, FERCOSUL - Federação Estadual dos Representantes Comerciais)SindiCFC e Sindloc.

 

 

Após o cerimonial de abertura o Presidente da Comissão Eleitoral Valdenir da Silva Oliveira, convocou um a um dos eleitos para assinarem a Ata e o Termo de Posse e receberem seus diplomas pelas mãos do Presidente da CTB e da Fecosul Guiomar Vidor. Cumprida a formalidade, abriu-se espaço para manifestações.

 

Vicente Seliste fez breve saudação em nome da CTB/Brasil, destacando o protagonismo e importância do SEAACOM na fundação e consolidação da CTB e desejando pleno sucesso à diretoria empossada.

 

Guiomar Vidor também destacou o importante papel do SEAACOM como integrante da Fecosul e de Sindicato Filiado à CTB/RS. Vidor fez um balanço das últimas décadas e do ciclo neoliberal inaugurado por Collor no final da década de 80 e que foi perpetuado nos governos de Fernando Henrique (FHC) nos anos 90. “A mudança de paradigma ocorreu por conta da eleição de Lula em 2002. Esta Eleição representou a tomada de poder (pela primeira vez na história) pela Classe trabalhadora, colocando o primeiro operário no cargo de presidente da República. Foram dois mandatos exitosos em que pudemos vivenciar uma estabilidade econômica que permitiu que tivéssemos pleno emprego com aumentos reais de salário acima da inflação.”

 

Continuou Vidor: “Na esteira de Lula, o povo brasileiro elegeu a primeira mulher Presidenta da República que deu prosseguimento às conquistas ampliando programas de inclusão e proteção sociais. Porém, as elites reacionárias, retrogradas, atrasadas e detentoras do poder econômico e financeiro do País, mostraram-se inconformadas com os avanços das políticas públicas que elevaram a qualidade de vida dos brasileiros a ponto desarticularem, promoverem e patrocinarem o Golpe de 2016 que cassou o mandato da Presidenta Dilma no exercício de seu segundo mandato, mergulhado o nosso País em um retrocesso civilizacional. Foi a partir do desgoverno de Michel Temer que ocorreu a destruição quase completa da CLT com a Reforma Trabalhista. Mas isso não bastou para eles. Na esteira do desemprego, do sucateamento dos serviços públicos, e com o fim dos programas e benefícios sociais, essa elite pretendia se perpetuar no poder e para isso ajudaram a eleger o governo anterior para completar o serviço. Foi um tempo sombrio que ampliou a retirada de direitos, fez a reforma da previdência que impede a aposentaria digna a milhões de brasileiros e, através de uma campanha midiática sistemática, aniquilou a estrutura financeira dos sindicatos que representavam uma trincheira de resistência. Além disso, esse governo desastroso, desmoralizou o nosso País no cenário internacional, ameaçou a democracia e durante a pandemia, assumiu uma postura negacionista e anti ciência fazendo com que mais de 700 mil brasileiros e brasileiras perdessem a vida”.

 

Guiomar finalizou dizendo que “o Brasil conseguiu superar este momento difícil e que o povo trabalhador, vítima das mentiras disseminadas em redes sociais, soube reagir e resgatou o sentimento de esperança elegendo Lula Presidente pela terceira vez. Em apenas dez meses de governo, Lula já coloca o Brasil de volta ao protagonismo tinha nas relações internacionais; conseguiu estabilizar a economia e está reorganizando o sistema tributário, a taxa de juros sedo reduzida, as obras do PAC sendo retomadas com investimentos pesados em infraestrutura. São medidas fundamentais para a retomada do crescimento e desenvolvimento econômico com geração de empregos e salários dignos”.

Se despediu dando os parabéns ao SEAACOM por estes 35 anos e desejou pleno sucesso a toda a diretoria, salientando que a Fecosul e a CTB estão à disposição para defender as pautas e se somar às lutas do SEAACOM.

 

O Presidente André Fonseca da Silva agradeceu as palavras de Vicente Selistre e de Guiomar Vidor, à presença dos convidados e, também, aos colegas que aceitaram compor a nova diretoria e dividir com ele a responsabilidade de organizar e liderar a categoria nesta gestão que se inicia.

Destacou que sente muito orgulho por ter esta responsabilidade histórica de marcar e comemorar os 35 anos do SEAACOM. Discorreu sobre as importantes conquistas protagonizadas pelas gestões anteriores para a categoria. Falou da importância da solidariedade de classe que sempre foi a marca do SEAACOM, que esteve sempre presente e atuante na linha de frente das lutas de toda a classe trabalhadora.

Lembrou que viajou de Pelotas para porto Alegre para reivindicar e entrou pela primeira vez na sede do sindicato. Foi quando percebeu a dimensão, força e importância deste verdadeiro e necessário instrumento de luta. Passado algum tempo, foi convidado a integrar a diretoria, tendo sido destacado para a missão de coordenar a sede regional de Pelotas onde atuou por alguns anos. Por circunstâncias internas, precisou mudar-se para Porto Alegre e assumir a presidência do Sindicato.

Avançando um pouco sobre a linha do tempo, André destacou os retrocessos elencados pelo Presidente da CTB, Guiomar Vidor, e os impactos da reforma trabalhista na estrutura do sindicato. “Nosso Sindicato era muito forte e bem estruturado. Quando assumi, o nosso sindicato tinha sete subsedes que atendiam praticamente todas as regiões do Estado, mais a sede principal e a sede campestre na zona sul de Porto Alegre. Mais ou menos uns seis meses depois que assumi, tivemos o Golpe que derrubou a Presidenta Dilma e logo em seguida o Temer fez a reforma trabalhista que alterou mais de 100 artigos da CLT, retirando direitos que foram conquistados ao longo de décadas incluindo medidas que tinham por objetivo enfraquecer e inviabilizar financeiramente os sindicatos. Foi uma espécie de reação por causa das ações das entidades Sindicais, Federações e Centrais Sindicais que utilizavam a estrutura que ainda restava como os carros de som, confecção de panfletos e conseguiam realizar grandes mobilizações e manifestações de resistência e denunciando os autores destes retrocessos. Quando Jair Bolsonaro chega ao poder e começa a governar com viés autoritário muito semelhante aos regimes fascistas os movimentos sociais e sindical se unem para evitar o rompimento do Estado Democrático de Direito e o risco de mergulharmos novamente em uma ditadura. Para combater a resistência organizada, o governo golpista com o apoio de setores empresariais impôs uma forte campanha midiática patrocinada e a disseminação de mensagens por redes sociais colocando os trabalhadores contra os seus sindicatos. Por conta do esgotamento financeiro, desativamos os serviços médicos prestados diretamente pelo sindicato, fechamos as sedes regionais no interior do estado, reduzimos quadro de funcionários. Foi um período muito difícil, mas felizmente conseguimos resistir e mobilizar a classe trabalhadora para que lutassem ao nosso lado para eleger Lula novamente e devolver o Brasil aos brasileiros. Nestes poucos meses, a confiança nos sindicatos está sendo retomada e o nosso sindicato já consegue sentir a diferença e está se reerguendo. Estamos nos reestruturando e já posso anunciar que em breve reabriremos a sede de Pelotas, e assim será nas demais regiões do Estado. Ao completar 35 anos, posso dizer que se o Brasil Voltou, o nosso Seaacom também está voltando! Muito Obrigado!

 

 

Diretoria Eleita e Empossada:

 

ANDRÉ FONSECA DA SILVA – PRESIDENTE E DELEGADO DA FEDERAÇÃO

PAULO FERNANDO DA SILVA – VICE-PRESIDENTE E DELEGADO DA FEDERAÇÃO

AIRTON MAFFEI – SECRETÁRIO GERAL E SUPLENTE DE DELEGADO DA FEDERAÇÃO

VALDECIR SOARES DA SILVA – 1º SECRETPARIO

GABRIEL BAUMGARTEN GONÇALVES – TESOUREIRO E SUPLENTE DE DELEGADO DA FEDERAÇÃO

EDERSON STURMER DE BARROS – VICE-TESOUREIRO

FRANCINE TUBINO ARRUDA – DIRETORA DA SECRETARIA DA MULHER E MOVIMENTOS SOCIAIS

JOEL APARECIDO DE MATOS LOPES – SUPLENTE DE DIRETORIA

MARRY PAIVA VAZ – SUPLENTE DE DIRETORIA

ALINE HELENA ANDRADE DOS SANTOS – SUPLENTE DE DIRETORIA

ANALÚ FELIPPE DILLMANN – SUPLENTE DE DIRETORIA

MAIQUEL DE LIMA SANTOS – SUPLENTE DE DIRETORIA

TATIRENE DA COSTA MONTEIRO – CONSELHO FISCAL

TÂNIA MARILEI DE SOUZA – CONSELHO FISCAL

FÁBIO GARCIA CÁCERES – CONSELHO FISCAL

VANESSA MOTA FARIAS TESSIS – SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL

 

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho