Notícias

Tribunal de Justiça julga legal aumento de 16% para o Piso Regional 2015 23/03/15

Terça, 24 de Março de 2015


Dirigentes e trabalhadores comemoram o resultado, em frente ao TJMarina Pinheiro / FecosulDirigentes e trabalhadores comemoram o resultado, em frente ao TJ

Dezessete dos 25 desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul julgaram como improcedente a ação de inconstitucionalidade (Adin) proposta pela Fecomércio, que questionava a legalidade da lei estadual que reajusta o Piso Regional 2015 em 16%. A maioria dos magistrados defendeu que não cabe ao Tribunal julgar que a norma é inconstitucional pelo índice pedido. O presidente da Casa, José Aquino Flores de Camargo, lembrou que, inclusive, o governador José Ivo Sartori se posicionou favorável ao reajuste.


Ao final da sessão, dirigentes sindicais e trabalhadores que acompanharam o julgamento, deixaram o plenário aplaudindo o resultado da votação que torna válido o reajuste de 16%, retroativo a 1º de fevereiro de 2015. “Uma grande vitória dos trabalhadores do Estado que confirma nossa tese da constitucionalidade da lei. Destaco o brilhante trabalho feito pela CTB, que exerceu protagonismo na luta, juntamente com suas entidades filiadas e militantes”, comemorou o presidente do Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor.


CTB organizou vigília a partir das 11h da manhã, em frente ao TJ, para aguardar o julgamentoMarina Pinheiro/FecosulCTB organizou vigília a partir das 11h da manhã, em frente ao TJ, para aguardar o julgamento


Desde que a liminar suspendeu o reajuste, no final do ano passado, a CTB organizou uma série de atividades a fim de expor a diversas instâncias a importância do reajuste para a vida de três milhões de trabalhadores. “Realizamos reuniões com o atual governador, secretário do trabalho, procuradoria-geral do Estado, procuradoria da Assembleia Legislativa, Ministério Público, além de conversarmos com o relator do processo e com o presidente do TJ. Fizemos, também, diversas mobilizações, entre elas, uma plenária estadual para discutir o tema e uma marcha em defesa do Mínimo Regional, que reuniu 500 pessoas. Acontecimentos que, certamente, contribuíram, de formas diferentes, para que construíssemos essa importante vitória”, relatou Vidor.


Plenário ficou cheio de dirigentes sindicais, trabalhadores e empresários que assistiram o julgamento

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho