Notícias

SEAACOM participa de palestra sobre eSocial e Sped

Sexta, 15 de Agosto de 2014

Palestrante Dante Barini Filho mostrou como funciona o novo sistema (Foto: Fecosul)


Cerca de 100 pessoas participaram na tarde desta terça-feira (12/08) da atividade, promovida pela Secretaria de Formação da Fecosul e pela Confederação Nacional do Trabalhadores e Trabalhadoras no Comércio (CNTC), sobre o funcionamento da folha de pagamento digital (eSocial) e do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em Porto Alegre. A atividade foi ministrada pelo especialista em Sped e gerente do Depto. Alliance da Alterdata Software, Dante Barini Filho.


Diversos representantes de Sindicatos de todo Estado estiveram presente na atividade, que foi aberta pelo presidente da Fecosul, Rogério Reis. O presidente destacou em sua fala a  importância de dirigentes sindicais e profissionais da contabilidade se manterem atualizados com os novos sistema informatizados do governo. O diretor do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM-RS), Gabriel Gonçalves, participou do evento e avaliou os ensinamentos passados por Barini como importantes para que os sindicatos se mantenham atualizados das alterações que serão feitas em breve.


A palestra contou com a presença de dirigentes sindicais vindos de várias partes do Estado, que acompanharam atentamente as explicações do palestrante (Foto: Fecosul)


Após a abertura foi a vez do palestrante, Dante Barini Filho, iniciar sua exposição explicando passo a passo o novo processo dos arquivos que compõe o e-Social e Sped aos participantes. 


Dante explicou que o eSocial é a escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista contratado no Brasil. É um módulo no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e se constitui em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. 


O Sistema será obrigatório para todos os empregadores, pessoas físicas e jurídicas, proporcionando atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações para o cumprimento das diversas obrigações atualmente existentes. “Ele integrará os sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial, possibilitando assim a automação na transmissão dos dados dos empregadores, além de  padronizar e integrar os cadastros de pessoas físicas e jurídicas no âmbitos dos órgãos governamentais”, explicou Dante.


Apesar do eSocial não tratar de novas legislações, as empresas terão que se reorganizar para cumprir tempestivamente as obrigações, pois a fiscalização agora será on-line, averiguando e multando automaticamente as infrações cometidas.


Para o Secretário geral da Fecosul, Paulo Ferreira, além dos Sindicatos as empresas também precisam se adequar ao sistema. “O seminário foi muito bom para esclarecer as entidades sindicais sobre como aplicar o eSocial. As empresas também precisam realizar este tipo de atividade para se adquarem com antecedência e não correm o risco de levar multas”, alertou.   


Dante finalizou dizendo que os novos sistemas são um avanço na área contábil. “Com a informatização dos sistemas nós vamos poder agilizar mais rapidamente as informações e ter mais detalhes em tempo real. Assim poderemos tomar decisões mais eficientes". 


O departamento de contabilidade da Fecosul também participou da atividade.


Fonte: Assessoria de Comunicação Fecosul

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho