Notícias

Diretoria do SEAACOM participa de VII Plenária da Fecosul

Segunda, 29 de Setembro de 2014

Mesa de abertura com vice-presidente da CNTC, Vicente da Silva; presidente em exercício da Fecosul, Rogério Reis; vice-presidente da Fecosul, Rosane Simon; e presidente em exercício da CTB-RS, Sérgio de Miranda (Fonte: Fecosul)

Trabalho aos domingos e feriados e as eleições 2014 foram os temas debatidos por mais de 150 lideranças sindicais na VII Plenária Estadual dos Empregados no Comércio e Serviços do RS, na última sexta-feira (26/9), no auditório da FETAG, em Porto Alegre.


O presidente em exercício da Fecosul, Rogério Reis, expôs a importância da plenária para a luta dos trabalhadores. "Hoje estamos reunidos para debater questões de extrema importância. Se faz necessário este tipo de troca para apontarmos e trilharmos o caminho certo para conquistarmos mais direitos", declarou o presidente.


Antes de dar início aos painéis, Rogério Reis juntamente com o secretário geral da federação, Paulo Ferreira, fizeram a leitura do regimento interno, que foi aprovado por unanimidade por todos os presentes.


Conjuntura nacional - eleições 2014 foi o primeiro painel apresentado. O assessor econômico da Fecosul, David Fialkow Sobrinho, e o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômico (DIEESE), Ricardo Franzoi, foram os painelistas do tema.


David Fialkow trouxe dados sobre a economia nacional e internacional, e também abordou os impactos econômicos de algumas propostas de candidatos nas eleições de 2014. "Estamos num momento econômico estável e mudar de postura neste momento pode ser um retrocesso. Alguns candidatos tem apresentado propostas inviáveis com relação a economia e emprego", alertou David.


O assessor econômico da Fecosul também destacou a importância de eleger representantes dos trabalhadores para continuar no caminho do desenvolvimento econômico e social. “Precisamos ver bem quem vamos colocar a frente do país nesses próximos 4 anos. Os trabalhadores precisam ter representantes nas esferas de poder para continuar crescendo”, finalizou o economista.


Ricardo Franzoi apresentou dados sobre renda, negociações coletivas e rotatividade do primeiro semestre de 2014. "Estamos crescendo, nos últimos 10 anos, aumentamos a força de trabalho. Claro que ainda existem dificuldades, mas hoje temos muito mais poder de barganha do que a 15 anos atrás", disse Franzoi.


Sobre as negociações coletivas, Franzoi disse que o comércio foi o setor que teve melhores ganhos. "Tivemos ganhos positivos. A média de aumento real nos salários dos  comerciários foi de 1,9%, sendo o setor que mais teve aumento". Franzoi também ressaltou que o comércio ainda é o setor que tem maior jornada semanal de trabalho.


Os painelistas responderam as dúvidas e debateram os dados apresentados do cenário econômico com os dirigentes sindicais.

Atividade na parte da manhã tratou sobre conjuntura nacional, eleições e economia brasileira (Fonte: Fecosul)

O ponto alto foi o debate sobre o trabalho aos domingos e feriados, tema que teve como painelistas o desembargador do TRT/RS, Gilberto Souza Santos, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gênero Alimentícios de Santa Maria, Gilberto José Cremonese.


O presidente da Fecosul abriu as discussões falando sobre a vitória dos comerciários de Santa Maria, primeira cidade do Estado a proibir, por convenção coletiva, que os supermercados abram aos domingos e feriados. "Foi uma vitória construída através do entendimento dos empresários de que o domingo é dia de descanso e que os comerciários também têm o direito de estar em com a família nesse dia que é de repouso para a maioria", declarou Rogério.


Gilberto Cremonese e Gilberto Santos falaram sobre trabalho em domingo e feriados, na parte da tarde (Fonte: Fecosul)


Gilberto de Souza Santos fez uma ampla explanação jurídica sobre as leis e diretrizes que atualmente regem o trabalho aos domingos e feriados. "A constituição federal assegura que os trabalhadores devem trabalhar de segunda a sábado, sendo o domingo dia de repouso", disse o desembargador.


Cremonese falou sobre a postura dos empresários de Santa Maria, que foi decisiva para a proibição dos trabalhos aos domingos e feriados. "Em Santa Maria, tivemos a visão de que só interessa às grandes multinacionais o trabalho aos domingos e feriados, e que é errado a ideia de que trabalhar aos domingos gera emprego", disse o empresário.


Cremonese disse ainda que os dirigentes precisam trabalhar mais o assunto. "O domingo não tem preço, não deve ser negociado. Domingo é dia de descanso, é sagrado, dia de estar com a família. Por isso, entendemos que não é certo sacrificar o domingo dos comerciários", finalizou.


Muitos dirigentes fizeram apontamentos sobre o tema.


No final da plenária foi apresentado e aprovada por unanimidade uma proposta para a realização de uma campanha estadual de conscientização da sociedade para  proibir o trabalho nos domingos e feriados.

Praticamente toda a diretoria do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM-RS) prestigiou e contribuiu com a plenária. Também participaram o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Vicente da Silva, o presidente em exercício da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Sérgio de Miranda, e a 1ª vice-presidente da Fecosul, Rosane Simon.


Fonte: Assessoria de Comunicação Fecosul

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho