Artigos

SEAACOM: a luta por melhorias trabalhistas não pode parar

Terça, 18 de Fevereiro de 2014 - José Providel

O Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM-RS) vem através desse comunicado informar a sociedade gaúcha de duas importantes conquistas. A primeira delas, registrada no ano passado, se refere aos empregados em empresas de representação comercial de Porto Alegre e outras regiões e aos que atuam na Sociedade de Fomento Mercantil. A partir de 2014, ambas as categorias trabalharão 40 horas semanais sem redução salarial. Uma vitória que beneficia milhares de trabalhadores. O fato representa ainda uma conquista muito importante para todo o movimento social e sindical brasileiro, afinal uma das principais bandeiras de luta das centrais sindicais do país é a diminuição da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Aos poucos estamos dando os primeiros passos para que essa conquista, em breve, abranja todos os trabalhadores do país.


A segunda vitória do SEAACOM é bastante recente, confirmada no final do mês de janeiro, e abrange os trabalhadores em Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. Após conseguirmos a retirada da taxa de credenciamento paga obrigatoriamente pelos instrutores, comunicamos agora a conquista de um reajuste salarial histórico para toda a categoria, concretizada depois de quatro meses de longas e desgastantes reuniões. Os índices dos reajustes salariais na maioria das faixas ultrapassam 20% e com a conquista da obrigatoriedade de pagamento do auxílio-alimentação, a partir de 1º de março 2014 na forma de cartão que poderá ser usado em supermercados, o reajuste ficou acima de 30%. Também foi acordado em convenção coletiva que a data-base da categoria passará agora para 1º de fevereiro, a fim de que os trabalhadores não sejam mais prejudicados pela alegação de que os patrões ainda não sabem quanto o Detran repassará sobre a hora-aula. 


Certamente, essas foram duas vitórias históricas que entram para a memória de conquistas do sindicalismo gaúcho. Contudo, sabemos que a luta não pode parar e ainda temos muito a avançar. Por isso, seguimos lutando para que o Governo Federal acabe com o Fator Previdenciário, um crime contra os trabalhadores do Brasil. Também queremos uma reforma tributária progressiva em que os que ganham mais, paguem mais, e os que ganham menos, paguem menos, porque infelizmente o que vemos hoje é justamente o contrário. Em paralelo, buscamos constantemente um reajuste digno aos aposentados, tendo em vista que este é sempre inferior ao reajuste do Salário Mínimo Nacional, e assim a cada momento os aposentados têm o seu poder econômico reduzido.


Nossa luta é por toda a classe trabalhadora, sempre a favor de quem trabalha e faz a riqueza do nosso país, precisando assim ser valorizada. Além disso, apoiamos a política de valorização do Salário Mínimo Regional, implementada pelo atual Governo do Estado e aprovada pelo parlamento gaúcho, repudiamos assim a tentativa da Fecomércio de retirar esse direito duramente conquistado pela categoria dos comerciários do Rio Grande do Sul.


O SEAACOM-RS é um sindicato combativo e de luta que está sempre em busca de melhores condições trabalhistas às categorias que defende. Para conhecer melhor nosso trabalho acesse o site WWW.seaacom.com.br ou entre em contato conosco pelo telefone (51) 3211.5635


Texto publicado no Jornal Correio do Povo, na edição de segunda-feira (17/2), página 3


Presidente do SEAACOM-RS e Vice-presidente da Fecosul


José Providel
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho